Conceito de Perfil Comportamental

Os Gregos atribuíam aos quatros elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar), a influência básica no comportamento das pessoas. Hipócrates frequentemente chamado de o pai da medicina Ocidental, propôs que o nosso temperamento é determinado pelo equilíbrio dos nossos quatro fluidos corpóreos essenciais: se o nosso sangue predomina, somos “alegres” de temperamento; se a nossa bile negra predomina, somos “sombrios” de temperamento; se é a nossa bile amarela, somos “entusiastas” de temperamento; e se é o nosso fleuma, somos “calmos” de temperamento.

 

Embora a ciência moderna tenha há muito tempo descartado esta fisiologia antiga, os quatro fluidos (mais tarde chamados de “humores”) e os seus quatro temperamentos correspondentes, descreviam padrões tão universais das pessoas que eles se tornaram a fundação da medicina grega e romana. Daí surgiram os conceitos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico como tendências comportamentais das pessoas.

 

Através de pesquisas, que incluíam instrumentos estatísticos e inclusive conhecimentos de biofísica o Psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

 

Este é um moderno Sistema de Identificação de Perfil Profissional/Comportamental, destinado a recrutamento e seleção de candidatos, remanejamento, construção de equipes, gestão motivacional e gerenciamento de pessoas baseado na metodologia DISC.

 

Fonte: Solides

Mapeamento de Competências

Podemos chegar a um objetivo de diversas formas, por diferentes caminhos, sejam eles mais curtos ou mais longos, mais rápidos ou mais demorados. Uma atividade pode exigir uma ou mais competências para que seja realizada de forma mais ou menos eficiente.

 

Portanto, uma empresa bem sucedida tem em seu planejamento estratégias bem definidas e toda boa estratégia exige boas competências.

 

Então, o mapeamento de competências deve fazer parte da estratégia da empresa e deve ser definido a partir da missão, da visão e dos valores do negócio para que garanta o seu diferencial competitivo no mercado.

 

Além de manter a empresa competitiva, o mapeamento de competências é importante para:

 

  • Montar as competências necessárias para execução de cada atividade tornando o quadro de pessoas mais eficiente e consequentemente mais enxuto;
  • Diagnosticar falhas de competências e detectar a necessidade de investimentos em novos recursos;
  • Direcionar e focar ações de desenvolvimento técnico e comportamental para formação de Talentos;
  • Definir indicadores de desempenho e acompanhamento.

Análise de Equipe

Na Análise de Equipe é realizado o cruzamento dos resultados das análises de perfil comportamental individual de todos do grupo juntamente com o mapeamento das competências necessárias.

 

Muito importante considerar os objetivos e as expectativas da empresa.

 

Se deseja analisar se sua equipe está no caminho certo para atingir os objetivos de sua empresa, entre em contato conosco!

 

Solicite um orçamento: